Em agosto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) resultados setoriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), permaneceu acima dos 50 pontos em todos os 30 setores industriais analisados, indicando que as empresas seguem otimistas. O resultado marca o quarto mês consecutivo de confiança disseminada entre todos os segmentos da indústria.
No mês, a confiança cresceu em 21 dos 30 setores, não variou em dois deles e recuou nos demais setores. Em seis dos sete setores em que houve queda de confiança, a queda foi menor que um ponto. O único setor que registrou queda de confiança mais intensa foi Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, cujo índice recuou 3,7 pontos.
O ICEI é um índice de difusão que varia de 0 a 100, sendo 50 a linha de corte. Quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Valores abaixo de 50 indicam desconfiança. Assim, os setores mais confiantes na economia são: Máquinas e Equipamentos (66,6); Químicos (65,9), Máquinas aparelhos e material elétrico (65,1) e Produtos de metal (65).
A pesquisa entrevistou 2.383 empresas, sendo 949 pequeno porte, 860 médias e 574 grandes.