A Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta para um ritmo de contratações cada vez maior e mais disseminado na indústria. Em agosto, pelo quarto mês seguido, o índice de evolução do número de empregados ficou acima da linha divisória, atingindo 52,3 pontos. O índice varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos, os dados acima desse valor indicam crescimento e abaixo, queda na comparação com o mês anterior.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade, explica que a tendência de crescimento do emprego se mostra longa, pois nos últimos 14 meses, o índice se manteve acima dos 50 pontos em 13 deles.
No mês, a Utilização da Capacidade Instalada ficou em 72%, aumento de 1 ponto percentual entre julho e agosto. O percentual para se iguala ao registrado em agosto de 2014 e supera o registrado no mesmo mês dos anos subsequentes. A pesquisa mostra que, desde maio, a UCI se mantém acima da média dos mesmos meses de 2011 a 2019.
Além disso, o índice de evolução da produção ficou em 53 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta da produção, em agosto na comparação com julho. É o quarto mês consecutivo que os empresários da indústria de transformação e extrativa, de todos os portes, indicam crescimento da produção em relação ao mês anterior.
O índice de evolução do nível de estoques, por sua vez, ficou em 49,7 pontos. Esse dado aponta estabilidade em agosto. De acordo com o estudo, o índice de nível de estoque efetivo em relação ao planejado praticamente também não mudou, passando de 48,7 pontos em julho (mesmo valor de junho) para 48,6 pontos em agosto.