De acordo com dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o varejo de material de construção fechou 2021 com faturamento de R$ 202,31 bilhões, o que representa um aumento real de 4,4% sobre 2020 (R$ 150,55 bilhões). Em 2020, o setor havia registrado crescimento de 11% (R$ 132,06 bilhões).
Geraldo Defalco, presidente da Anamaco, observa que foi um incremento expressivo, considerando o cenário de dificuldades econômicas, com forte elevação dos preços, queda da renda e a convivência com a Covid-19, mesmo diante do avanço da imunização.
Segundo ele, a desaceleração do crescimento, altas taxas de desemprego e de juros, nível de endividamento elevado das famílias, além das incertezas típicas de um ano eleitoral afetarão as vendas. “As perspectivas para 2022 são incertas. Teremos um ano bastante desafiador para o varejo, cujo faturamento das lojas de material de construção pode recuar entre 1% e 1,5% sobre 2021”, finaliza o executivo.
Fonte: Revista Anamaco