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Vendas menores no matcon


De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,1%, na série com ajuste sazonal, após variar 2,1% em janeiro. Com isso, a média móvel trimestral, variou 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro, depois da estabilidade (0,0%) no trimestre até janeiro. Na série sem ajuste, o varejo cresceu 1,3% frente a fevereiro de 2021, depois de queda de 1,5% em janeiro de 2022, frente a janeiro do ano passado. No acumulado no ano, o varejo retraiu 0,1%. Já o acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 1,3% até janeiro para 1,7% em fevereiro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento.
Nesse cenário, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 2,0% em relação a janeiro (0,2%). Essa alta foi influenciada pela taxa positiva de veículos, motos, partes e peças (5,2%). Material de construção recuou 0,4%. Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro avançou 0,7%, quando comparada à média móvel no trimestre fechado em janeiro (0,3%).
Na comparação com fevereiro de 2021, no comércio varejista ampliado, veículos e motos, partes e peças registrou aumento de 1,4%, enquanto material de construção retraiu 8,0%. Com esse resultado o varejo de material de construção teve a segunda maior contribuição negativa dentre as dez atividades pesquisadas: -0,8 p.p. em 0,3% no total. No ano, o setor também acumula perda de 8,0%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado até fevereiro foi de 1,0%.