Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Emprego e atividade na construção em alta


A indústria da construção registrou crescimento elevado da atividade e do emprego em julho. De acordo com a Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esses dois indicadores avançaram nos ritmos mais elevados desde 2010. Segundo o estudo, o índice do nível de atividade da construção registrou 52,5 pontos em julho. Por estar acima da linha divisória dos 50 pontos, indica aumento da atividade em relação a junho. Além disso, o valor é o mais elevado desde outubro de 2010, indicando expansão elevada.
O índice de evolução do número de empregados foi de 51,9 pontos, também acima da linha divisória de 50 pontos, indicando alta do emprego. Essa alta foi a mais elevada da série histórica que tem início em 2011.
A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção, por sua vez, avançou um ponto para 68% em julho em comparação com o mês anterior. É a mais elevada UCO para o mês de julho em oito anos. A intenção de investimento da construção também subiu, atingindo o maior nível desde 2014.
O índice de expectativas sobre a economia brasileira também cresceu cinco pontos e ficou em 61,7 pontos, o que demonstra mais otimismo em relação ao cenário econômico nos próximos seis meses.
Para esta edição da pesquisa, foram entrevistadas 402 empresas, sendo 151 pequenas, 169 médias e 82 grandes.