Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Otimismo menor no comércio



O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 3,8 pontos em outubro, ao passar de 101,8 para 98,0 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 1,0 ponto, no oitavo resultado positivo consecutivo.
A pesquisa mostra que a queda da confiança foi disseminada nos seis principais segmentos do setor. A piora ocorre tanto nos quesitos que medem a situação atual quanto nas perspectivas sobre os próximos meses. O Índíce de Situação Atual (ISA-COM) caiu 3,4 pontos para 102,3 pontos, o menor desde maio (101,1 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM), recuou 4,1 pontos, para 93,8 pontos, menor nível desde julho (84,8 pontos).