Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança menor no comércio



O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 10,8 pontos em novembro, ao passar de 98,0 para 87,2 pontos, menor patamar desde abril (85,9 pontos). Na métrica de médias móveis trimestrais, houve queda de 4,1 pontos, primeira retração após oito meses consecutivos de resultados positivos.
De acordo com a pesquisa, a queda da confiança, no mês, foi disseminada nos seis principais segmentos do setor e ocorreu nos dois horizontes de tempo. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) despencou 12,6 pontos para 89,7 pontos, o menor desde março (92,9 pontos). Os dois indicadores que compõe o ISA-COM também tiveram significativa queda no mês, o volume de demanda atual cedeu 11,6 pontos e a situação atual dos negócios, 13,5 pontos.
Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 8,6 pontos, para 85,2 pontos, menor nível desde julho (84,8 pontos) influenciado pela piora das perspectivas de vendas nos próximos meses, cujo indicador diminuiu 10,8 pontos e da queda de 6,2 pontos no indicador que prevê a tendência dos negócios nos próximos seis meses.