Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Expectativa regular na indústria de matcon


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, hoje (02 de dezembro), a nova edição do Termômetro da indústria do setor. A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças do segmento, indica que para 68% das associadas o mês de novembro apresentará resultado regular e para 24% o período tende a ser bom. Quando os entrevistados foram questionados sobre a expectativa para dezembro, o estudo indica que 28% das empresas estimam resultado bom.
O Termômetro também revela que, em novembro, a utilização da capacidade industrial foi de 76%, na média das empresas associadas, o que representa três pontos percentuais acima em relação a outubro, e quatro pontos percentuais a menos do que em novembro de 2021.
Outro item avaliado na pesquisa foi a pretensão de investimento, que apresentou queda em novembro, com redução de cinco pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo cautela em relação às expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados para este ano, com 72% das indústrias indicando que devem seguir os investimentos nos próximos 12 meses. Em novembro do ano passado, este indicador era de 83%.
A pesquisa apresenta, ainda, os dados consolidados de outubro. Para 60% dos associados, outubro registrou resultados regulares, ante 20% considerando bom desempenho. Outros 16% consideraram ruim e 4% muito ruim.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, observa que a pesquisa retrata que a maioria dos associados entende que o desempenho do setor será regular em novembro, com probabilidade de leve melhora em dezembro. “Acreditamos que o setor continuará com um otimismo moderado e cauteloso justamente pelo fato de indefinições por parte do novo Governo Federal e as diferentes externalidades, como taxa de juros alta, inflação persistente e questões macroeconômicas globais ainda estarem no radar”, explica.