Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Queda na produção e no emprego em abril



A pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a produção industrial caiu na passagem de março para abril. O índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos, que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril.
O estudo revela que, além da produção, o emprego industrial também registrou queda. O número de empregados atingiu 48 pontos, 1,5 ponto menor em relação a março. Com isso, o indicador se mantém abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, o que mostra que há seis meses o emprego não cresce de forma disseminada na indústria.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que a Sondagem Industrial de abril aponta para o desaquecimento da indústria. “Os estoques aumentaram pelo terceiro mês consecutivo e a utilização da capacidade instalada recuou. Temos queda nos dados de emprego e produção, que indicam um movimento preocupante da indústria, que tem perdido o ânimo, principalmente pelas dificuldades impostas pelos altos juros”, avalia.