Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Queda da atividade industrial paulista


A pesquisa Sensor, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), registrou 47,7 pontos em agosto. O resultado próximo ao de julho (47,3 pontos) aponta novamente para redução da atividade industrial paulista. Foi o sexto mês consecutivo em que o resultado permanece abaixo da linha dos 50,0 pontos, cenário em linha com o comportamento errático da indústria brasileira no ano.
O estudo aponta que o indicador de mercado fechou o mês em 46,5 pontos e sinaliza redução do setor, assim como ocorreu no mês anterior (47,8 pontos). Os estoques, por sua vez, registraram 44,4 pontos em agosto. Mesmo com aumento de 2,5 pontos em relação ao mês de julho (41,9 pontos).
O levantamento revelou, ainda, que o componente emprego caiu a 49,2 pontos na leitura atual. A queda de 0,7 ponto frente ao mês anterior (49,9 pontos) marca a saída de um cenário de estabilidade para redução dos empregos, enquanto as vendas permanecem em um patamar semelhante na leitura atual, ao registrarem 49,5 pontos frente aos 49,3 pontos do mês anterior.
Por fim, o indicador de investimentos, único componente a permanecer acima da linha dos 50,0 pontos, fecha agosto com 51,6 pontos. O aumento de 2,4 pontos gerou a inversão do cenário de queda dos investimentos em julho (49,2 pontos) para a perspectiva de aumento neste mês. Com registros que oscilaram em 2023, este é apenas o terceiro mês em que o componente registra um valor acima dos 50,0 pontos e aponta para o aumento dos investimentos.
Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal.
O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica, realizada desde 2006,, cujo objetivo é captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.