De acordo com a pesquisa de intenção de compra no Natal, realizada pela ACSP/PiniOn, 42,8% dos entrevistados a nível nacional (1.647) pretendem fazer compras nesta data, enquanto 35,9% não têm intenção de dar presentes e 21,3% ainda estão indecisos.
Em relação ao ano passado, há uma redução daqueles que manifestaram intenção de compra e leve aumento da porcentagem de entrevistados que não se manifestaram dispostos a comprar. Por sua vez, 83,4% dos consultados declararam que não anteciparam as compras durante a Black Friday.
Entre os entrevistados que planejam realizar compras no período, 33,6% pretendem gastar mais do que no ano passado, enquanto 41,8% desejam o contrário. Em termos do nível de gasto, a maioria (60,5%) pretende gastar entre R$ 150 e R$ 450. Na comparação com 2022, há redução daqueles que pretendem gastar mais, assim como também do valor médio de gasto pretendido.
Na análise da entidade, a piora dos resultados em relação à pesquisa do ano passado pode ser explicada pela desaceleração da atividade econômica e pelo elevado grau de endividamento das famílias, num contexto de juros ainda elevados, que reduz a renda disponível para o consumo, que tem cada vez mais se concentrado em itens mais essenciais.
A pesquisa também apontou que a maioria das compras será realizada em grandes redes do varejo (41,1%) e de forma presencial (57,1%), conforme costume no Natal.