Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta


O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fevereiro, para 89,5 pontos, após três altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu pelo terceiro mês seguido, agora em 0,4 ponto, para 89,8 pontos.
Em direção contrária, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 3,4 pontos, para 93,3 pontos. De acordo com o estudo, a alta foi influenciada pela melhora no indicador que avalia o volume de demanda atual que subiu 6,3 pontos, para 95,0 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (97,8 pontos). As avaliações sobre a situação atual dos negócios se mantiveram relativamente estáveis, ao variar 0,4 ponto, para 91,7 pontos.
Apesar da reversão registrada no mês no ISA-COM, a proporção de empresas que indicava a demanda insuficiente como um fator limitativo para a expansão dos negócios segue relativamente alta, ao registrar 31,4% em médias móveis trimestrais.