Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Puxado pela construção e agropecuária, PIB surpreende e cresce 1,5% no segundo trimestre


O Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (30) que o Produto Interno Bruto (PIB) do País apresentou crescimento de 1,5% no segundo trimestre do ano em comparação ao anterior. A construção civil e a agropecuária se destacaram entre todos os subgrupos do índice, com altas de 3,8% e 3,9%, respectivamente.
Os outros setores pesquisados foram: indústria da transformação e o comércio, com crescimento de 1,7%, intermediação financeira e seguros (1,1%), transporte, armazenagem e correio (1,0%), serviços de informação (0,9%), outros serviços (0,7%) e atividades imobiliárias e aluguel (0,7%). Já as atividades de administração, saúde e educação pública tiveram variação de apenas 0,1%.
Ao todo, no primeiro semestre, o índice apresentou crescimento de 2,6% em relação a igual período do ano passado. Em 12 meses, o PIB teve alta de 1,9% em comparação ao mesmo período anterior. Segundo os analistas, este crescimento aconteceu pelos aumentos de 1,7% do valor adicionado a preços básicos e de 2,6% nos impostos sobre produtos.
Ainda de acordo a entidade, a taxa de investimento no segundo trimestre de 2013 foi de 18,6% do PIB, valor superior à taxa referente aos mesmos três meses de 2012 (17,9%). A renda nacional bruta, por sua vez, atingiu R$ 1,2 trilhão contra R$ 1,1 trilhão em igual período do ano anterior.