Está em consulta pública até 7 de novembro a revisão da NBR 8044, que trata dos procedimentos para a elaboração de projetos geotécnicos. A normativa foi revisada pela Comissão de Projeto Geotécnico (CE-02:153.04) do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-02/ABNT).
O texto aborda principalmente os requisitos dos projetos geotécnicos em obras em que a interação estrutura-terreno (ou geometria-terreno) seja relevante para o seu desempenho.
O projeto geotécnico é o conjunto de documentos que englobam investigações geotécnicas, análises, interpretações, estudos, memória de cálculo e desenhos. O grau de detalhamento desses documentos varia de acordo com o projeto, característica e porte da obra.
Além desses critérios, a nova NBR 8044 ainda traz anexos sobre os projetos geotécnicos em casos de taludes em obras de terraplenagem, de valas para instalação ou construção de obras de infraestrutura, de aterros para suporte de estradas, de aeroportos, plataformas para conjuntos habitacionais, pisos e instalações industriais, de fundações de estruturas, de drenagem de águas superficiais, subsuperficiais e profundas, de estruturas enterradas, de túneis e de barragens e estruturas anexas.