Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Empresários da construção estão mais otimistas em agosto, segundo SindusCon-SP e FGV


O otimismo dos empresários do setor com relação ao desempenho de suas construtoras nos próximos meses aumentou 1,7% em agosto em comparação a julho. Nos três últimos meses, outro segmento que registrou melhora foi os custos setoriais, que apresentou alta de 9% em relação ao igual período anterior. Os dados são da 56ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, divulgada nesta terça-feira (17) pelo Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em contrapartida, no acumulado de doze meses, o levantamento apresenta queda de 2,3% no otimismo dos empresários para os próximos meses. Além disso, a percepção com relação ao desempenho das empresas teve com declínio de 0,6% em relação ao trimestre anterior e de 3,1% na comparação interanual.
De acordo com a pesquisa, outro indicador que manteve a tendência de piora foi o de dificuldades financeiras, que chegou a 51,8 pontos. Nesse caso, em particular, valores abaixo de 50 significam dificuldades menores.
O pessimismo dos empresários com relação às perspectivas da economia se também se aprofundou. No levantamento de agosto, o indicador caiu 27,2% comparado ao trimestre anterior e 27,9% em 12 meses. No Estado de São Paulo, a queda foi ainda mais expressiva: 31% no comparativo com o trimestre anterior e de 32% em 12 meses.