Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Diálogo entre universidade e sociedade pode ser caminho para a solução de problemas urbanos, aponta pesquisador africano


"Nossas pesquisas não são para nós, são para a realização de intervenções nas cidades". A afirmação traduz a opinião de Edgar Pieterse, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Capetown, na África do Sul, sobre a necessidade de reconfigurar a dinâmica das pesquisas nas universidades, e alinhá-las a princípios mais práticos. Pieterse ministrou uma palestra no 1º Seminário Internacional do centro de pesquisa USP Cidades, realizado na última quinta-feira (3/10) na Cidade Universitária, em São Paulo.
Além de docente, Pieterse dirige o African Center for Cities (ACC), um centro de pesquisas interdisciplinar que estuda os processos urbanos no continente africano. O desafio proposto pelo ACC, contou Pieterse, é justamente proporcionar o diálogo da universidade com a população. "Precisamos comunicar o que fazemos", afirma. Para isso, o núcleo aposta em sistemas de coprodução, com a participação de representantes do setor privado, acadêmicos, ONGs, movimentos sociais e governantes.
As pesquisas do centro são realizadas por meio de programas que combinam teoria e prática, e incluem temas como cidades sustentáveis, ecologia, mudanças climáticas, entre outros. "O que tentamos fazer é trazer o ambiente acadêmico para o espaço dos laboratórios", explica. 
Nos países africanos, o fenômeno da urbanização é muito recente. Nos últimos 60 anos, a população urbana do continente saltou de 33 milhões, em 1950, para 414 milhões, em 2011 - sendo que, desse número, cerca de 200 milhões de pessoas vivem em situações precárias de habitação. De acordo com Pieterse, a maior questão é o caráter segregador como esse crescimento tomou forma. Ele fez uma aproximação com a realidade brasileira, em que muitas cidades também intercalam regiões negligenciadas com áreas mais elitizadas.
Intitulada "Cidade e conhecimento no desenvolvimento do território", a palestra de Pieterse foi moderada por Matthew Shirts, da National Geographic Brasil e do portal Planeta Sustentável, e contou com a participação da arquiteta Elisabete França e dos professores Alexandre Delijaicov, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e José Goldemberg, da Escola Politécnica (Poli) da USP.