banner_fornecedores

Atividade industrial paulista mostra reação em maio, aponta Fiesp e Ciesp
A indústria paulista de transformação mostrou reação positiva em maio, após dois meses de quedas generalizadas em março e abril. O Levantame... Leia mais.

Confiança empresarial recupera 61% das perdas do bimestre março-abril
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 16,7 pontos em junho, para 173,6 pontos. Com a segunda q... Leia mais.

Estudo da Juntos Somos Mais mostra a expectativa dos varejistas no pós-crise
Pesquisa realizada pela Juntos Somos Mais, ecossistema do varejo da construção civil, que contempla mais de 75 mil varejistas e mais de 20 e... Leia mais.


Usuário:
Senha:


IPT lança catálogo com espécies alternativas de madeiras para a construção


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou na última semana o "Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil", que apresenta vinte espécies menos conhecidas para uso no setor. O objetivo é ampliar as alternativas de escolha e colaborar para o uso sustentável da madeira. A publicação foi coordenada pelo engenheiro florestal Márcio Nahuz e conta com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
As espécies selecionadas foram: Angelim-amargoso, Angelim-pedra, Angelim-vermelho, Cedrorana, Cumaru, Cupiúba, Curupixá, Garapa, Jatobá, Mandioqueira, Muiracatiara, Oiticica-amarela, Pau-roxo, Piquiarana, Quaruba, Tachi, Tatajuba, Tauari, Tauari-vermelho e Uxi.
Após a análise das propriedades físicas, mecânicas e dos seus desempenhos, as espécies foram agrupadas para os usos: construção civil pesada externa; pesada interna; leve externa e uso temporário; leve interna, decorativa; leve interna, de utilidade geral; leve esquadrias; e assoalhos domésticos.