Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


IPT lança catálogo com espécies alternativas de madeiras para a construção


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou na última semana o "Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil", que apresenta vinte espécies menos conhecidas para uso no setor. O objetivo é ampliar as alternativas de escolha e colaborar para o uso sustentável da madeira. A publicação foi coordenada pelo engenheiro florestal Márcio Nahuz e conta com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
As espécies selecionadas foram: Angelim-amargoso, Angelim-pedra, Angelim-vermelho, Cedrorana, Cumaru, Cupiúba, Curupixá, Garapa, Jatobá, Mandioqueira, Muiracatiara, Oiticica-amarela, Pau-roxo, Piquiarana, Quaruba, Tachi, Tatajuba, Tauari, Tauari-vermelho e Uxi.
Após a análise das propriedades físicas, mecânicas e dos seus desempenhos, as espécies foram agrupadas para os usos: construção civil pesada externa; pesada interna; leve externa e uso temporário; leve interna, decorativa; leve interna, de utilidade geral; leve esquadrias; e assoalhos domésticos.