Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Novas construções deverão destinar 5% das vagas de estacionamento para bicicletas e motos em Curitiba


Os edifícios residenciais e as áreas de uso não habitacional de Curitiba, como comércio e serviços, terão que reservar 5% das vagas de estacionamento para bicicletas e motos. O decreto que regulamenta a Lei Municipal nº 6.273/1981 foi assinado na última terça-feira (11) pelo prefeito Gustavo Fruet. A medida vale para as construções novas e será requisito para a liberação do alvará de construção aos projetos encaminhados para aprovação a partir da data de assinatura do documento.
O decreto determina que a área destinada às vagas para bicicletas e motos deverá ser preferencialmente contínua, com espaço inscrito em área mínima de três m² e pé-direito com altura mínima de dois m². Para as habitações coletivas o espaço destinado poderá ser de dois m² para as bicicletas fixadas com ganchos de pendurar deslizantes. Esse espaço deve estar localizado preferencialmente próximo aos acessos de entrada e saída dos estacionamentos e ser sinalizado graficamente quanto ao acesso.
Nas edificações comerciais e de prestação de serviços, ainda deverá ser afixada, em local visível, placa informando que o local tem vagas para estacionamento de bicicletas e motos. Nesses casos, exige-se que essa área reservada tenha meios para fixação de bicicletas com segurança e que os locais para guarda dos veículos tenham paraciclos ou barras de ferro rígidas e chumbadas no piso, sem pontas ou arestas.
O documento prevê ainda que as bicicletas e motos poderão ter acesso compartilhado com os automóveis, da rua até a área do estacionamento. Entretanto, quando houver o cruzamento com a área destinada a automóveis, o espaço reservado deverá contar com uma circulação livre de no mínimo 1,2 metro.