Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


PIB da construção cresce 1,9% em 2013


Em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 2,3% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na última quinta-feira (27). O setor da construção civil, mais especificamente, ficou estável no último trimestre e terminou 2013 com um crescimento de 1,9% frente a 2012.
Com isso, pela primeira vez desde 2010, o PIB do setor cresceu menos do que o índice nacional. De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires, a inflação, o aumento das taxas de juros e os entraves burocráticos foram os principais vilões da construção civil em 2013.
“O baixo nível de investimento está sacrificando a competitividade e o crescimento de nossas empresas”, afirma Pires. Apesar de ter crescido em 2013, a relação investimento/PIB do Brasil, atualmente em 18,4%, ainda está em um patamar muito inferior ao de países também considerados em desenvolvimento como China, Índia e México.

O presidente da entidade ainda complementa que para a construção civil crescer mais em 2014 será necessário a adoção de medidas estruturantes, como a reforma tributária. “Também precisamos reduzir o patamar da inflação e os juros ao setor produtivo para estimular o investimento. Só assim, poderemos consolidar nosso crescimento nos próximos anos”, ressalta Pires.
Em nota divulgada no site, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) afirmou que o crescimento da construção civil em 2013 ficou abaixo das expectativas. “A previsão era de que a construção apresentasse um resultado melhor (de recuperação) no último trimestre de 2013, se aproximando do resultado nacional”, diz o comunicado.
Vale lembrar no final de 2012, os analistas acreditavam na recuperação o crescimento do mercado imobiliário e o fortalecimento dos investimentos em infraestrutura. Na ocasião, a aposta era que o crescimento setorial e a alta do PIB do país teriam resultados parecidos, com taxa de 3,5% a 4%. Porém, já em dezembro de 2013, as expectativas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) acreditavam que o PIB da construção cresceria apenas em 2%.