Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil de fevereiro em São Paulo teve uma variação de 0,23%. Este valor reflete as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamento. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (6).
Nos últimos doze meses, o acumulado apresenta alta de 7,61%, segundo o levantamento. Dos três itens da pesquisa, dois cresceram em fevereiro: mão de obra e materiais de construção, com variação de 0,24% em relação ao mês anterior. Já o item salários dos engenheiros mostrou estabilidade no segundo mês do ano. O CUB representativo da construção paulista (RN-8), em fevereiro, ficou em R$ 1.102,65 por metro quadrado.
Em relação às obras incluídas na desoneração da folha de pagamento, fevereiro teve um crescimento de 0,25%. Para este CUB, os custos das construtoras com materiais de construção aumentaram 0,24%, enquanto os custos com mão de obra subiram 0,27% no segundo mês do ano. Já os salários dos engenheiros, indicaram estabilidade também neste CUB. Com isso, o CUB desonerado ficou em R$ 1.027,11 por metro quadrado.