Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Emprego na construção brasileira cresce 1,19% em janeiro, diz SindusCon-SP


O número de trabalhadores com carteira assinada na construção civil brasileira registrou alta de 1,19% em janeiro de 2014, em relação ao contingente empregado em dezembro de 2013 aponta pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a pesquisa mensal da entidade, 41 mil pessoas foram contratadas no período.
Em janeiro, o número de trabalhadores do setor passou de 3,449 milhões para 3,490 milhões. O aumento no número de vagas foi ainda maior (1,66%) se comparado ao primeiro mês de 2013.
Após o resultado da pesquisa, o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, otimista, afirmou que: “esperamos uma recuperação gradual das contratações de mão de obra no setor ao longo do primeiro semestre, ultrapassando o recorde de 3,571 milhões de empregados formais, alcançado em setembro do ano passado”, destaca.
Com a criação de 11.513 oportunidades, a região Sul foi a que mais cresceu em janeiro. O índice fechou o mês com variação de 2,42% frente a dezembro. As regiões Sudeste (1,42%), Centro-Oeste (1,25%) e Nordeste (0,66%) vêm logo atrás. A única região que demitiu mais do que contratou em janeiro foi a Norte. Com 3.392 demissões, queda de 1,51%.
Estado de São Paulo
Em São Paulo, o saldo entre demissões e contratações nas empresas de construção civil em janeiro ficou positivo em 15,9 mil trabalhadores, alta de 1,86%. Entre dezembro e janeiro, o número de trabalhadores do setor passou de 852,2 mil para 868 mil pessoas com carteira assinada.
Coincidentemente, em relação ao número registrado em janeiro de 2013, quando o setor empregava 852,2 milhões, o levantamento indica acréscimo semelhante, de 1,86%.