Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Emprego na construção brasileira cresce 1,19% em janeiro, diz SindusCon-SP


O número de trabalhadores com carteira assinada na construção civil brasileira registrou alta de 1,19% em janeiro de 2014, em relação ao contingente empregado em dezembro de 2013 aponta pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a pesquisa mensal da entidade, 41 mil pessoas foram contratadas no período.
Em janeiro, o número de trabalhadores do setor passou de 3,449 milhões para 3,490 milhões. O aumento no número de vagas foi ainda maior (1,66%) se comparado ao primeiro mês de 2013.
Após o resultado da pesquisa, o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, otimista, afirmou que: “esperamos uma recuperação gradual das contratações de mão de obra no setor ao longo do primeiro semestre, ultrapassando o recorde de 3,571 milhões de empregados formais, alcançado em setembro do ano passado”, destaca.
Com a criação de 11.513 oportunidades, a região Sul foi a que mais cresceu em janeiro. O índice fechou o mês com variação de 2,42% frente a dezembro. As regiões Sudeste (1,42%), Centro-Oeste (1,25%) e Nordeste (0,66%) vêm logo atrás. A única região que demitiu mais do que contratou em janeiro foi a Norte. Com 3.392 demissões, queda de 1,51%.
Estado de São Paulo
Em São Paulo, o saldo entre demissões e contratações nas empresas de construção civil em janeiro ficou positivo em 15,9 mil trabalhadores, alta de 1,86%. Entre dezembro e janeiro, o número de trabalhadores do setor passou de 852,2 mil para 868 mil pessoas com carteira assinada.
Coincidentemente, em relação ao número registrado em janeiro de 2013, quando o setor empregava 852,2 milhões, o levantamento indica acréscimo semelhante, de 1,86%.