Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Norma de Gestão de Reformas estabelece regras para intervenções em condomínios


Ocorrido na última quinta-feira (13) na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o Seminário Garantia das Edificações – aspectos técnicos e jurídicos no contexto das recentes normas técnicas de reforma, manutenção e desempenho reuniu palestras e debates sobre a NBR 16.280 – Gestão de Reformas em Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O texto inicial da norma, a ser publicada ainda este mês, foi desenvolvido pelo Secovi e tem a finalidade de balizar a criação de planos de gestão de reformas, tanto para áreas comuns quanto privadas, envolvendo o controle de processos, projetos, execução e segurança. A expectativa é que o texto possibilite, ainda, a administradores e síndicos coibir abusos por parte de condôminos.
“Acreditamos que haverá um regramento melhor para processos de reformas de edifícios, principalmente quanto à segurança dos usuários e do entorno”, explica Ricardo Pina, engenheiro civil e coordenador das normas de gestão de reforma e gestão de manutenção.
Até mesmo questões relacionadas à garantia da edificação são abordadas pela NBR 16.280, que estabelece prazos e requisitos para realização de manutenções sob risco de perda da garantia.
A NBR 16.280 relaciona-se à NBR 5.674:2012 – Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção e à própria NBR 15.575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho.
“Como uma não se sobrepõe e nem conflita com as outras, temos muito a ganhar com essa ligação, que proporciona uma linha lógica para atuar nos condomínios”, opina Sérgio Meira, diretor de administradoras da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.