Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Estudo indica que burocracia impacta em 12% o valor dos imóveis


Durante o lançamento do estudo "O Custo da Burocracia no Imóvel", em Brasília, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que os dados levantados são relevantes para a estruturação da próxima fase do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. Um dos pontos levantados pelo estudo indica que o excesso de burocracia envolvida na compra da casa própria impacta em até 12% o valor do imóvel. Tal custo relaciona-se a gastos com documentação excessiva e atrasos no processo de construção e entrega do empreendimento.
Ainda de acordo com a ministra, os problemas apontados pelo estudo, em geral, são das esferas municipais e regionais, sendo inegável a contribuição do governo federal no fortalecimento do dinamismo do setor de construção nos últimos anos, especialmente com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o MCMV. Este, acredita Belchior, deu conta dos principais desafios para alcançar os atuais 3,2 milhões de unidades contratadas.
Confira os destaques do estudo, segundo a Booz & Company:
- O estudo "O Custo da Burocracia no Imóvel" constata que o excesso de burocracia para a construção e aquisição da casa própria no Brasil aumenta em até 12% o valor final do imóvel para o proprietário. Isso equivale a R$ 18 bilhões por ano, considerando-se os financiamentos com recursos do FGTS e da caderneta de poupança, com base na média de unidades novas entregues anualmente. Este custo extra onera toda a cadeia do setor e é pago pela sociedade brasileira.
- A burocracia também aumenta o prazo de entrega da casa própria. Dos cinco anos que um imóvel financiado pelo FGTS pode levar para sair do papel, ou seja, do projeto à entrega, dois anos são consumidos apenas pelos processos burocráticos.
- Os principais problemas constatados pelo estudo são: atraso na aprovação dos projetos pelas prefeituras, falta de padronização dos cartórios, falta de clareza nas avaliações das licenças ambientais e mudanças na legislação que atingem obras já iniciadas, como alterações nos planos diretores e de zoneamento, por exemplo.
- O setor da construção propõe a redução destes custos burocráticos, por meio de melhores práticas para análise e aprovação dos projetos imobiliários, padronização e revisão das legislações municipais, estaduais e federais, maior informatização dos processos, antecipação dos financiamentos aos compradores. Além de reduzir os custos, o prazo para entrega dos imóveis cairia pela metade: de 60 para 32 meses.
Encomendado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc) e Movimento Brasil Competitivo (MBC) à Booz & Company, o estudo pode ser lido na íntegra no site da CBIC.
A ministra participou do evento, juntamente com o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos; o presidente da CBIC, Paulo Simão; o presidente da Abrainc, Rubens Menin; o presidente do MBC, Jorge Gerdau, e o sócio-diretor da Booz & Company, Luís Vieira, e o presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Melo.