Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Projetos incentivam a autogestão nos locais


Além de propor o desenvolvimento urbano em pequenos núcleos, bairros planejados fomentam uma organização interna capaz de proporcionar a maior participação dos moradores nas decisões relacionadas a infraestrutura e segurança. Essa participação é feita por meio das associações de moradores e têm importância determinante na gestão efetiva de recursos e, em alguns casos, até na criação de um plano diretor interno. 

Cada vez mais, a dinâmica das cidades tem conduzido o adensamento para áreas multifuncionais. "A relação do morador com o espaço onde vive precisa mudar. Os espaços de atividades monofuncionais, como os comerciais, ficam vazios por pelo menos um período do dia, o que provoca uma sensação de insegurança", argumenta o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Claudio Bernardes.

Múltiplos

Justamente para evitar esse efeito, os bairros planejados aliam atividades comerciais e moradia em espaços próximos. Portões e grades não são incentivados em alguns bairros planejados. A ideia é que o morador tenha um contato mais próximo com a calçada e com a rua.
Bernardes ressalta que "é importante não distorcer o conceito". Bairros planejados não são condomínios fechados, portanto há uma característica diferenciada, de espaços abertos. "Há mais gente na rua, um sistema de vigilância próprio, os edifícios são construídos próximos à rua propositalmente, provocando uma interação direta com a calçada e com a rua."

O documento prevê que o morador contribua obrigatoriamente todos os meses com a associação. A verba é destinada à manutenção, segurança interna, paisagismo, pavimentação, limpeza e educação ambiental.

"A autogestão melhora a qualidade do bairro e valoriza os imóveis. É um círculo virtuoso. O morador adquire protagonismo em relação ao espaço onde vive e se orgulha muito disso", garante Marcelo Willer.

Da Redação, original O Estado de S. Paulo.