Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Atividade da indústria da construção registra queda pelo quarto mês consecutivo


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na última sexta-feira (25) a Sondagem Indústria da Construção referente a março, que mostrou queda da atividade da indústria da construção pelo quarto mês seguido. No período, o nível de atividade registrou 47 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. O último mês em que este indicador esteve acima dos 50 pontos foi em março de 2012.
Comparada à atividade usual para o mês, a retração fica mais evidente: o índice situa-se abaixo dos 50 pontos por 23 meses consecutivos. O baixo desempenho da atividade da indústria da construção deve-se às complicações no setor carregadas do ano passado, como a falta de demanda e a dificuldade no acesso ao crédito, segundo a CNI.
Apesar de ser comum aos três portes empresariais, o desempenho abaixo do esperado é mais evidente entre as pequenas empresas (indicador de 41,7 pontos em março, ante 43,1 para as médias e 44,4 para as grandes). Entre os setores, o mais desaquecido é o de Obras de Infraestrutura, que registrou 41,6 pontos, contra 42 para Serviços Especializados e 44,1 para Construção de Edifícios.
A Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que mede o percentual utilizado no período de um mês do volume de recursos, mão de obra e maquinário, manteve-se estável em março, repetindo os 69% de fevereiro (com 1 ponto percentual abaixo do índice registrado em março passado), mas o indicador do número de empregados mostrou queda, ficando com 46,6 pontos em março.
De acordo com a sondagem, os empresários do setor estão insatisfeitos com a margem de lucro operacional (indicador situado em 41,6 pontos no primeiro trimestre) e a situação financeira (45,7 pontos), ambos abaixo da linha divisória de 50 pontos, além de registrarem a pior avaliação desde o início da série em dezembro de 2009.
A expectativa dos empresários em abril para o próximo semestre continua positiva (acima da linha dos 50 pontos), mas em comparação com as perspectivas de março, o otimismo recuou nos indicadores: nível de atividade (55,3 pontos em fevereiro para 54 pontos em março); novos empreendimentos e serviços (de 55 para 53,7 pontos entre um mês e outro); e evolução do número de empregados (de 54,1 em março para 52,7 em abril).
O único indicador de expectativas que não registrou recuo foi o de compras de insumos e matérias-primas, que situou-se em 54,2 pontos em abril ante 54,1 pontos no mês anterior.