Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Custo da construção paulista aumenta 0,15% em abril, diz SindusCon-SP


O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo registrou aumento de 0,15% em abril comparado a março, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O custo é calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamento.
Em abril, as despesas com mão de obra apresentaram alta de 0,03% e com materiais de construção subiram 0,35% em relação ao mês anterior, enquanto os salários dos engenheiros mostraram estabilidade. A média entre os três itens resultou na variação de 0,15% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que ficou em R$ 1.105,20 por metro quadrado.
No período, apenas três dos 41 insumos da construção pesquisados tiveram variações acima do IGP-M do mês, que ficou em 0,78%. São eles: placa de gesso para forro sem colocação (1,54%), tábua de madeira de terceira para construção E=2,5 cm (0,87%) e chama compensado resinado 12mm (0,86%).
Vale lembrar que em 2014 o CUB acumula alta de 0,51%. Já nos últimos 12 meses, o aumento é de 7,42%.