Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Nível de emprego na construção civil tem aumento de 1,65% no primeiro trimestre, afirma SindusCon-SP


No primeiro trimestre de 2014, o nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 1,65% comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com a abertura de 57,1 mil vagas, o resultado aponta que ao final de março o número de trabalhadores do setor somava 3,518 milhões. Em março de 2013, o setor empregava 3,473 milhões de pessoas.
Na comparação mensal, o indicador registrou declínio de 0,10% em relação a fevereiro, o que significa que 3.599 vagas de emprego foram fechadas em todo o Brasil no período. De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Sérgio Watanabe, a queda no mês de março não é usual, porém, não representa uma tendência para os próximos meses, uma vez que o declínio não ocorreu de maneira homogênea em todo o país.
Em análise feita por região no mês de março em comparação a fevereiro, a região Norte registrou queda de -0,15%; Nordeste contabilizou -0,48%; Sudeste -0,06% e Centro-Oeste -0,18%. A região Sul foi a única a apresentar aumento, com variação de 0,39%.
Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo, o indicador registrou alta de 1,76% no trimestre analisado. O saldo entre demissões e contratações ficou positivo em 15,1 mil trabalhadores e o número de empregados da construção civil com carteira assinada subiu para 875,4 mil. Em março, o indicador apresentou acréscimo de 0,14% em relação a fevereiro, com 1.192 contratações.
Entre as dez regiões pesquisadas, cinco apresentaram queda no mês de março: Capital (0,49%); Santo André (0,84%); Campinas (-0,18); Ribeirão Preto (0,25%); Santos (0,57); Sorocaba (0,40); São José dos Campos (-1,26); Bauru (-0,94); São José do Rio Preto (0,16) e Presidente Prudente (0,26).