Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Custo da construção paulista fica 1,71% mais caro em maio, diz SindusCon-SP


O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo registrou acréscimo de 1,71% em maio em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O valor é relativo às obras não incluídas na desoneração da folha de pagamento.
As despesas com mão de obra subiram 2,16% no mês, enquanto os custos com materiais de construção registraram elevação de 0,97% na comparação com abril. Já os salários dos engenheiros aumentaram 2,85% no período. Assim, o valor da construção por metro quadrado ficou em R$ 1.124,14.
Em 2014, o CUB paulista acumula alta de 2,23%. Já nos últimos 12 meses, o crescimento é de 4,62%.
CUB desonerado
Quanto às obras incluídas na desoneração da folha de pagamento, em maio os custos com mão de obra subiram 2,11% e com materiais de construção apresentaram alta de 0,97%, enquanto os salários dos engenheiros registraram alta de 2,85%. Com isso, o valor do CUB desonerado registrou variação de 1,65% no mês, ficando em R$ 1.046,69 por metro quadrado. No ano, este indicador aumentou 2,22%.