O termômetro mensal divulgado na segunda-feira (7) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) indica que o setor avaliou como "regulares" as vendas em junho.
Conforme o levantamento, 52% das empresas indicou essa resposta, enquanto apenas 15% apontaram que as vendas foram boas no mês passado.
Segundo a entidade, a última medição do primeiro semestre "mantém na média números similares, em comparação a maio, que apresentou vendas regulares para 35% das empresas, boas para 32% e muito boas para 2%".
Em relação a julho, 55% das empresas esperam que as vendas se mantenham regulares, mas há alguma melhora no ânimo da indústria na comparação com junho: 20% apontaram que o mês poderá ser bom para os negócios. Por outro lado, 20% das empresas esperam vendas ruins e 5%, muito ruins.
O levantamento aponta ainda que, no mês passado, 60% das fabricantes de materiais de construção disseram que pretende investir nos próximos 12 meses, uma queda de 12 pontos percentuais em relação a junho de 2013.
O presidente da Abramat Walter Cover, afirmou que os números do termômetro refletem "um cenário de exagerado pessimismo, uma vez que as variáveis inflação, renda e emprego continuam positivas, embora com alguma desaceleração".
"O setor espera uma melhoria na confiança no segundo semestre", afirmou Cover, em nota.
Da Redação, original Folha de S. Paulo.