Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Projeto que inclui empresas de engenharia e arquitetura no SuperSimples é aprovado no Senado


O Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (16), com 56 votos favoráveis, o texto do projeto de lei que inclui as micro e pequenas empresas de engenharia e arquitetura no Simples Nacional (Supersimples). A universalização do programa, que determina que o enquadramento de empresas no regime simplificado de tributação não será mais de acordo com a sua categoria e, sim, pelo seu faturamento, já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para a sanção ou veto presidencial.
Entrando em vigor, a mudança permitirá a inclusão de 140 segmentos de empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões no regime que unifica o pagamento de seis tributos federais, o ICMS e o ISS para que o empresário recolha em uma única guia um percentual sobre o faturamento repassado para a União. As empresas são tributadas de acordo com uma tabela que vai de 16,93% a 22,45% do faturamento por mês.
Após a aprovação na Câmara, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) divulgou uma nota em que critica a forma como o projeto de lei poderá prejudicar algumas empresas dependendo do valor de suas receitas. Segundo o órgão, empresas de arquitetura poderão pagar alíquotas em percentual maior que o já pago.