Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Norma para instalação de telhas de fibrocimento está em consulta nacional


Está em consulta nacional a revisão da NBR 7196 - Folha de Telha Ondulada de Fibrocimento - Procedimento, que determina requisitos de instalação de coberturas e fechamentos laterais com telhas de 4,5, 6 e 8 mm e perfis estruturais. Os interessados poderão fazer sugestões e recomendações até o dia 24 de agosto ao Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
De acordo com o coordenador da Comissão de Fibrocimento da ABNT, Erich Entschev Junior, foram incluídas na revisão da norma novas figuras para facilitar a interpretação dos requisitos de instalação de produtos como parafusos, ganchos e pinos usados para a fixação de telhas de fibrocimento, além do emprego de chapas estruturais de cimento-amianto.
O novo texto aborda ainda aspectos de segurança relacionados à instalação e manutenção dos equipamentos. Foram inclusas, por exemplo, as maneiras corretas para caminhar sobre um telhado de fibrocimento e as formas adequadas de estocagem dos materiais.