Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Presidente da Anamaco destaca o aumento nas vendas de material de construção



As vendas do varejo de material de construção cresceram 2,5% no mês de setembro (sobre agosto) e ficaram 5,6% superiores a setembro do ano passado. O aumento ocorre em lojas de todos os portes. Os dados são do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Instituto Aço Brasil, Anfacer, Afeal e Siamfesp. O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 25 e 30 de setembro .
 
De acordo com o estudo, o desempenho do setor no terceiro trimestre do ano está 6,8% superior ao mesmo período de 2013. Com esses resultados, estamos recuperando o nosso crescimento, que até agosto não vinha ocorrendo, e também mantemos a nossa expectativa de crescermos 3,5% em 2014.
 
Ainda segundo a pesquisa, no acumulado do ano, o setor cresceu 1% e, no acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho está 2% superior. Tradicionalmente os meses de outubro e novembro são muito fortes para as vendas nas lojas, devido à proximidade das festas de fim de ano, o que mantém o otimismo dos entrevistados muito elevado para o último trimestre do ano. Cerca de 60% dos lojistas acredita que venderá mais já no mês de outubro.
 
No levantamento de setembro, o destaque ficou para os setores de telhas e caixas dágua de fibrocimento (que cresceram 8%), tintas e louça sanitárias (que cresceram 7% cada um). Em um segundo patamar ficaram aço e portas e janelas de alumínio (com 4% cada). Já revestimentos cerâmicos e metais sanitários não apresentaram variação em relação ao mês de agosto. Cimento cresceu 1% e fechaduras e ferragens apresentaram variação negativa de -1%.
 
No levantamento por regiões, o destaque ficou para o Sudeste, onde 39% das lojas apresentaram crescimento maior do que o mês de agosto, seguido pelo Nordeste (37%), Centro-Oeste (28%), Norte (26%) e Sul (24%). O estudo também indicou que aumentou a pretensão de se fazer novos investimentos nos próximos 12 meses aumentou de 43%, em agosto, para 49%, em setembro. Sem falar que cerca de 23% das lojas pretendem contratar novos funcionários em outubro.
 
Em 2013, o varejo e material de construção registrou um aumento de vendas 4,4% superior a 2012 e um faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.
 
Um grande abraço,
 
Cláudio Conz,
Presidente da Anamaco