Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Exposições em São Paulo e Minas Gerais marcam centenário de nascimento de Lina Bo Bardi


O centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, nascida em 5 de dezembro de 1914, será homenageado por uma série de exposições sobre sua vida e obra, que inclui projetos como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), organizadas pelo Instituto Lina Bo Bardi e P.M. Bardi.
Em São Paulo, mostra “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi”, cuja curadoria é assinada por dois de seus assistentes, Marcelo Ferraz e André Vainer, reunirá imagens, vídeos e depoimentos sobre os trabalhos de Lina para equipamentos culturais ao redor do país. A exposição será aberta nesta quinta-feira (9) no Sesc Pompeia, projetado pela arquiteta em 1982.
A mostra “Lina Gráfica”, também no Sesc Pompeia, tem curadoria de João Bandeira e Ana Avelar, e reunirá ilustrações, cartazes e peças criadas pela artista visual, principalmente para a revista Habitat, criada por ela nos anos 50. A abertura da exposição também está prevista para esta quinta-feira.
No Museu da Casa Brasileira, ainda em São Paulo, serão apresentados na mostra “Maneiras de Expor – Arquitetura Expositiva de Lina Bo Bardi” os trabalhos de Lina como museógrafa. Farão parte da exposição, que tem curadoria de Giancardo Latorraca, desenhos, fotos originais e cartazes, além de seis exemplares de cavaletes de vidro. A mostra já foi inaugurada e ficará aberta até 15 de outubro.
A Casa Paroquial da Igreja Espírito Santo do Cerrado, em Minas Gerais, cujas obras de revitalização foram concluídas na última semana pelo programa estadual Minas Patrimônio Vivo, receberá a exposição “Lina Bo Bardi e o Triângulo Mineiro”, que apresentará os principais projetos da arquiteta no estado, incluindo o da igreja tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha).
O trabalho da arquiteta também será tema de mostras realizadas na Pinakothek der Moderne, em Munique, na Alemanha; Galeria Nacional de Arte Moderna, em Roma, na Itália; no Museum of Modern Art de Nova York, nos Estados Unidos, e no Johann Jacobs Museum, na Suíça.