Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Bons ventos para a compra de imóveis em um futuro próximo


As vendas de imóveis entre janeiro e agosto deste ano tiveram uma queda de 48,8% na cidade de São Paulo em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Secovi, em 2014 foram vendidos 11.587 imóveis na cidade.

A economia de São Paulo pode ser considerada um dos termômetros no país e somente no mês de agosto 1.797 imóveis novos foram vendidos, o que, no entanto, também representou uma indicação de queda. Em agosto do ano passado haviam sido vendidos 3.464 imóveis. Ou seja, uma baixa de 48%.

O Valor Global de Vendas (VGV) também sentiu o recuo e teve uma redução de 40% em relação ao volume de vendas de agosto do ano passado.

As possíveis justificativas para a retração vão desde a desaceleração econômica devida à Copa do Mundo até o clima de desconfiança que sempre precede as eleições.

Seja como for, para o consumidor, não resta dúvida de que a melhor atitude a tomar, a esta altura do campeonato, é esperar (se isso for possível). Há uma tendência de que os preços recuem devido à queda nas vendas.

Não é novidade que os preços dos imóveis estiveram altos demais por causa da especulação imobiliária. Por isso, a tendência é que os preços fiquem mais acessíveis gradativamente e que, em paralelo, as construtoras comecem a dar descontos.

Além disso, tudo indica que as instituições bancárias manterão o crédito disponível para o financiamento de casas próprias. Portanto, bons ventos devem soprar.

Da Redação, original Folha de S. Paulo.