Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Arquiteto brasileiro recebe menção honrosa em concurso para River Champagne Bar, em Paris


O projeto do arquiteto brasileiro Luiz Eduardo Lupatini recebeu menção honrosa no concurso internacional de ideias Paris - River Champagne Bar. Promovida pelo Architectural Competition Concours d'Architecture (AC-CA), a competição propôs que estudantes e profissionais criassem um bar integrado à cidade de Paris, nos arredores do rio Sena e da Pont des Arts.
A proposta de Lupatini consiste em cubos justapostos, que são firmados ao longo da linha central da margem do rio. Para estabelecer uma conexão com a finalidade do espaço, a estrutura representa as bolhas de champanhe, e resulta de uma evolução formal no volume do edifício. A transparência em algumas superfícies dos cubos permite observar os elementos da paisagem de diferentes ângulos.
O primeiro colocado no concurso foi o projeto de Pedro Manuel Araújo e Michael Oliveira, de Portugal. Os arquitetos propõem um edifício composto por uma base com arcos e um volume superior de vidro brumoso, com dois níveis.
A equipe formada pelos italianos Tomas Ghisellini, Andrea Andreotti e Nicola Cataldo ficou em segundo lugar. Já a proposta de Joon Bom Shim, da Austrália, foi a terceira colocada.
O concurso concedeu outras seis menções honrosas: à equipe dos arquitetos Frank Dittel, Andreas Blödow, Vera Kölblin e Belinda Pradella, da Alemanha; à proposta de Szymon Nowakowski, Jedrzej Pawlaczyk e Dorota Piechocinska, da Polônia; aos australianos Alan Lau, Sand Helsel e Vivian Johnny; aos estudantes Kwang Min Lee, Jae Hyun Kim, Hyung Gyu Kim e Kenny Kim, dos Estados Unidos; ao projeto de Hideaki Nishimura, do Japão; e à equipe de estudantes formada por Oliwia Stachowska e Anna Sokalska, da Polônia.