Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Secovi-SP discute necessidade de aumento na produtividade em seminário sobre inovações em produtos imobiliários


Motivado pela necessidade cada vez maior de encontrar alternativas para aumentar a produtividade na indústria da construção civil, o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), realizou na última quinta-feira (6), o Seminário Inovações em Produtos Imobiliários - Do processo de produção ao cliente final.
O evento contou com palestras sobre novos métodos construtivos e também, formatação de produtos imobiliários com sistemas tecnológicos não-convencionais, demonstrando resultados de aumento de produtividade dentro de condições financeiras não aquém do previsto.
Renato Diniz, diretor de Engenharia da Rossi Residencial, palestrou sobre a necessidade atual e de médio prazo em introduzir inovações que modifiquem o processo produtivo no mercado imobiliário do ponto de vista da empresa incorporadora. O representante da Rossi Residencial levou casos de produtos da faixa econômica e explicitou uma das formas que a empresa tem encontrado para aumentar a produtividade nos últimos quatro anos, construindo edifícios pré-fabricados.
O tema sobre "a inovação nos produtos imobiliários do ponto de vista do desempenho para o cliente final", foi ministrado por Maria Angelica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria, que ressaltou a importância de não se ater a métodos conservadores ensinados nas escolas de engenharia e destacou as inovações tecnológicas utilizadas em empreendimentos europeus, tais como a porcelanoza e a captação de energia por meio de fachadas.
Já o terceiro painel contou com uma apresentação minuciosa do empreendimento The One, da Odebrecht Realizações Imobiliárias. O tema sobre "casos de emprego de sistemas inovadores e seus impactos sobre o processo imobiliário produtivo", explicitado por Paulo Aridan, representante da Odebrecht Realizações Imobiliárias, trouxe aos presentes os resultados da produtividade planejada no empreendimento The One, por meio de tabelas comparativas de sistemas e, também, redução de tempo de obra.
Por sua vez, a Knauf Drywall, por meio da Fernanda Nunes, gerente de produto, apresentou o sistema Aquapanel e explicou suas funcionalidades, utilizando como exemplo a sua implantação na obra do BK30, realizada pela BKO. José Roberto Leite, diretor de inovação da BKO, também palestrou para explicar os sistemas inovadores utilizados no empreendimento e a participação da Knauf Drywall na obra.
Após os painéis apresentados, foi realizada uma mesa redonda com os participantes das palestras e representantes da Tishman Speyer e da Fernandez Mera, para discutir as necessidades de inovações, os motivos pelos quais a cadeia da construção civil não consegue aumentar sua produtividade e também a desunião do setor. Os temas levantados demonstraram também uma preocupação com relação à profissão de pedreiro, cuja perspectiva dos debatedores é de que essa mão de obra se torne cada vez mais escassa, trazendo a necessidade do processo de industrialização às obras.