Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Índice de estoques no varejo acelera, diz a Fecomercio SP


O Índice de Estoques (IE) calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) acelerou em novembro pelo terceiro mês consecutivo, para alta de 2,1% em relação a outubro, ao atingir 111,8 pontos. Na mesma base de comparação, o indicador, que capta a percepção dos comerciantes em relação ao volume de mercadorias estocadas nas lojas, tinha avançado 1,1% em outubro (109,5 pontos) e 0,7% em setembro (108,3 pontos). Em relação a novembro do ano passado, contudo, o IE caiu 13,6%.

A melhora na adequação dos estoques vem após um período de deterioração decorrente do excesso de produtos armazenados, consequência de vendas abaixo do estimado. A FecomercioSP destaca, contudo, que isso ocorreu, mais uma vez, por um "motivo ruim": a diminuição dos empresários com estoques abaixo do esperado - que caiu para 13,3% em novembro, ante 14,5% em outubro e 13,7% no mesmo mês de 2013 - acompanhada do aumento da proporção daqueles com excesso de produtos (30,6%, acima dos 30,5% em setembro e 20,8% em novembro do ano passado).

Fonte: Agência Estado