Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Confiança da construção volta a crescer em novembro, diz FGV


Após alcançar o menor nível da série histórica em outubro, com variação de -19,9%, o Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 1% em novembro, segundo dados da Sondagem da Construção divulgados nesta terça-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com o balanço, a melhora da confiança em novembro ocorreu por causa da percepção da indústria em relação ao atual estado dos negócios. O Índice da Situação Atual (ISA-CST), que havia recuado 6,5% em outubro, subiu 2,3% em novembro.
Já o Índice de Expectativas (IE-CST), que mede as perspectivas da indústria para os próximos três meses, caiu 3,2% em relação ao mês de outubro. A parcela do indicador que avalia a percepção da indústria para o período de seis meses, no entanto, aumentou 3%.
Segundo a Coordenadora de Projetos da Construção da FGV, Ana Maria Castelo, "a melhora da confiança em novembro não permite ainda vislumbrar mudanças significativas no cenário do setor. O indicador de expectativas com a demanda para os próximos três meses atingiu o patamar mais baixo da série".
A Sondagem da Construção foi feita com informações de 687 empresas entre os dias 3 e 21 de novembro.