O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil registrou alta de 1,3% no terceiro trimestre de 2014 em comparação ao segundo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (28). Esse foi o segundo maior crescimento no período entre os setores da indústria, atrás apenas da extrativa mineral, que subiu 2,2%. Já o PIB nacional, que envolve todos os setores, registrou avanço de 0,1%.
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, no entanto, o PIB da construção civil teve queda de 5,3%. No mesmo período o índice da indústria diminuiu 1,5%, enquanto o brasileiro recuou 0,2%
Os resultados do terceiro trimestre do ano ficaram dentro do previsto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estima crescimento de 0% a 1% do PIB da construção em 2014.
O PIB de janeiro a setembro de 2014 variou positivamente 0,2% em relação ao mesmo período de 2013. O da indústria, onde se enquadra a construção civil, no entanto, teve queda de 1,4%. Em valores, o Produto Interno Bruto alcançou no terceiro trimestre R$ 1.289 bilhões.