Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Venda formiguinha de material de construção cai após cinco anos


O volume de vendas de materiais de construção para as famílias -o chamado consumo "formiga"- apresentou queda no acumulado do ano e as previsões para o fechamento de 2014 não animam.

Estimativas da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) apontam encolhimento de até 5% no faturamento real com o comércio para a indústria e de 1% das vendas do varejo para o consumidor.

Se confirmadas as previsões, será a primeira queda de faturamento do setor no país desde 2009. 

De janeiro a setembro, as vendas de materiais de construção para o varejo -que inclui o consumo das famílias- recuaram 0,2%, segundo a entidade, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na avaliação do presidente da Abramat, Walter Cover, a diminuição das vendas se dá pelo pessimismo com a economia. "As famílias acabam adiando reformas no imóvel e a compra da casa própria. Elas tentam não assumir dívidas mais longas."

Parte dessa retração se justificaria, também, pelo crédito mais caro e restrito, o que se reflete numa redução da intenção de gastos das famílias com investimentos na casa.