Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Burocracia custa até 25% no valor do imóvel


Você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Para quem trabalha no ramo de empreendimentos imobiliários isso é verdade. O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Irenaldo Quintans, falou o quanto a burocracia desagiliza a construção de um imóvel e o quanto isso onera o preço final.

Segundo o empreendedor imobiliário, o preço da burocracia no produto final varia entre 12 e 25%. Quintans afirma que esse processo da papelada demora mais de um ano na maioria das vezes e, segundo ele, poderia ser reduzido para 15 ou 20 dias.

O que é preciso ser feito para o sistema atual ser mais ágil? “Bom senso”, afirma Quintans. “É muito carimbo, muito papel. Isso está muito mais que ultrapassado”

Um empreendimento passa por várias etapas antes de ser entregue aos clientes. “Existe a compra do terreno, a elaboração do projeto, então o projeto precisa da aprovação dos órgãos, precisa de alvará, licença ambiental, tem a obra em si - que pode demorar 3, 4 anos, licença de habitação, escrituras, etc. Ao longo disso tudo, são necessários retirar vários documentos”.