As vendas de materiais de construção acumularam em 2014 queda de 6,6% em relação ao ano anterior. Na comparação mensal, dezembro apresentou retração de 7,6% ante novembro, e de 0,5% ante o mesmo mês de 2013. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
De acordo com o levantamento, os resultados de 2014 ficaram próximos da última previsão, que apontava queda de 7% no ano. Em 2015, a Abramat prevê crescimento de 1% em relação ao ano passado.
Para o presidente da entidade, Walter Cover, essa ligeira melhoria está baseada na expectativa de manutenção dos incentivos do governo ao setor, assim como na aceleração dos investimentos em infraestrutura, no programa Minha Casa, Minha Vida e na melhoria do nível de atividade das construtoras.
O otimismo da Abramat também se dá por conta da manutenção das políticas de renda e emprego. O balanço indica que os empregos na indústria tiveram queda de 2,8% em dezembro em relação a novembro de 2014, no entanto, apresentaram crescimento de 0,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.