Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Seconci-SP alerta operários da construção sobre os cuidados com o calor excessivo nos canteiros de obras


O Serviço Social da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP) divulgou uma série de cuidados necessários para evitar casos de desidratação dos trabalhadores da construção civil nos canteiros de obras, diante do extremo calor e da escassez de água. Essa condição também pode elevar a concentração de colesterol e levar à queda da pressão arterial.
Entre as orientações estão, por exemplo, o uso de uniformes de algodão e cores claras, que facilitam o mecanismo de evaporação; o uso de capacete com protetor de nuca; e a aplicação de protetor solar. Além disso, o Seconci-SP alerta quanto à qualidade da água oferecida para consumo humano
De acordo com a médica ocupacional da entidade, Xiomara Salvetti, serviços realizados ao ar livre, como execução de lajes e telhados, merecem atenção especial. Quanto maior o esforço ou atividade física, maior será a atividade do metabolismo e, consequentemente, maior a produção de calor no corpo e a necessidade de dissipação para não interferir no equilíbrio térmico corporal. "Sede, olhos fundos, boca seca, redução do suor, dor de cabeça, tontura, fraqueza e aumento da frequência cardíaca são sintomas clássicos da desidratação. Em estágios mais avançados, podem ocorrer queda da pressão, convulsões e choque, levando até à morte", explica.
A entidade também aconselha que os operários bebam de dois a três litros de água por dia para minimizar os impactos das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, e está agindo junto às empresas associadas para que seja redobrada a atenção com o preparo e conservação de alimentos como carnes, peixes, frangos e ovos.