banner_fornecedores

Atividade industrial paulista mostra reação em maio, aponta Fiesp e Ciesp
A indústria paulista de transformação mostrou reação positiva em maio, após dois meses de quedas generalizadas em março e abril. O Levantame... Leia mais.

Confiança empresarial recupera 61% das perdas do bimestre março-abril
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 16,7 pontos em junho, para 173,6 pontos. Com a segunda q... Leia mais.

Estudo da Juntos Somos Mais mostra a expectativa dos varejistas no pós-crise
Pesquisa realizada pela Juntos Somos Mais, ecossistema do varejo da construção civil, que contempla mais de 75 mil varejistas e mais de 20 e... Leia mais.


Usuário:
Senha:


Caixa disponibiliza guia para verificação de viabilidade de projetos habitacionais


A Caixa Econômica Federal, por meio de sua Gerência Executiva de Habitação (GIHAB), divulgou nesta semana um informativo que reúne os critérios para verificação da viabilidade técnica de empreendimentos habitacionais, com premissas relativas aos diversos processos construtivos e às várias etapas do projeto. O guia disponível para acesso on-line gratuito inclui, além de recomendações para garantir a viabilidade de projetos de edificações residenciais, tabelas de orçamentos e de critérios de mensuração de obras.
O documento apresenta critérios para verificação da viabilidade de terreno e localização; implantação; taludes; desníveis e contenções; pé-direito; alvenaria; cobertura; rampas; escadas para transposição de pavimentos; circulações internas; estacionamento e vagas reservadas; FAR; Orçamento; PLS; Alterações Contratuais; memorial descritivo e especificações; BDI - Operações de Mercado; e Cronograma da Obras.
Também são apresentados os critérios de acessibilidade em áreas comuns dos empreendimentos do MCMV e FGTS; acessibilidade em áreas comuns dos empreendimentos do SBPE; unidades adaptadas do MCMV - Faixa 1; e unidades adaptadas do MCMV - FGTS.