Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Caixa disponibiliza guia para verificação de viabilidade de projetos habitacionais


A Caixa Econômica Federal, por meio de sua Gerência Executiva de Habitação (GIHAB), divulgou nesta semana um informativo que reúne os critérios para verificação da viabilidade técnica de empreendimentos habitacionais, com premissas relativas aos diversos processos construtivos e às várias etapas do projeto. O guia disponível para acesso on-line gratuito inclui, além de recomendações para garantir a viabilidade de projetos de edificações residenciais, tabelas de orçamentos e de critérios de mensuração de obras.
O documento apresenta critérios para verificação da viabilidade de terreno e localização; implantação; taludes; desníveis e contenções; pé-direito; alvenaria; cobertura; rampas; escadas para transposição de pavimentos; circulações internas; estacionamento e vagas reservadas; FAR; Orçamento; PLS; Alterações Contratuais; memorial descritivo e especificações; BDI - Operações de Mercado; e Cronograma da Obras.
Também são apresentados os critérios de acessibilidade em áreas comuns dos empreendimentos do MCMV e FGTS; acessibilidade em áreas comuns dos empreendimentos do SBPE; unidades adaptadas do MCMV - Faixa 1; e unidades adaptadas do MCMV - FGTS.