Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Manual do IPT mostra como instalar sistemas caseiros de captação e reúso de água da chuva


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou no domingo (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Manual para Captação Emergencial e Uso Doméstico de Água de Chuva, que reúne orientações para a criação de sistemas caseiros de aproveitamento emergencial de águas pluviais, considerando boas práticas para a captação, armazenamento e utilidade doméstica.
De acordo com o IPT, o reúso da água da chuva possui requisitos mínimos que devem ser respeitados para garantir o funcionamento do sistema e assegurar a qualidade dos volumes coletados. Entre as indicações do manual, estão as relativas aos possíveis usos da água armazenada, que incluem lavagem de carros, rega de plantações, limpeza de pisos e descargas em bacias sanitárias.
Além das instruções sobre como coletar e armazenar a água, o guia apresenta os principais riscos de se reutilizar água da chuva com qualidade inferior ao exigido para a saúde. O principal alerta da cartilha é a necessidade do descarte da água da primeira chuva, responsável pela lavagem da atmosfera e dos contaminantes presentes na superfície dos telhados.
"Recomenda-se o descarte de dois litros de água para cada metro quadrado de área de telhado utilizado para captação, o que corresponde aos dois primeiros milímetros de precipitação. É também fortemente recomendada a filtragem dessa água, mesmo que de maneira simplificada, com a utilização de um filtro de malha do tipo de coador de chá", explica o pesquisador do IPT Luciano Zanella.