Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Caixa aumenta taxa de juros para financiamento de imóveis pela segunda vez no ano


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (16) o aumento de 0,3% nas taxas de juros para financiamento de imóveis residenciais com valor de até R$ 650 mil contratados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O ajuste, que não altera as taxas para financiamentos com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é o segundo realizado este ano.
De acordo com o banco, a correção se deve ao aumento das taxas básicas de juros e é válida para financiamentos concedidos a partir do dia 13 de abril. As alterações compreendem as seguintes altas: Taxa de Balcão, de 9,15% para 9,45%; Relacionamento, de 9% para 9,30%; Relacionamento (mais salário), de 8,70% para 9%; Servidor (com relacionamento), 8,70% para 9%; e Servidor (com relacionamento e salário), de 8,50% para 8,80%.
Para o Diretor Executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, a alta no financiamento de crédito pode impactar nos juros praticados pelas outras instituições bancárias. "Este movimento deverá ser seguido pelos demais bancos, já que a Selic vem apresentando elevação, frente a um ambiente de maior inflação", explicou.
Também sofreu ajuste o limite para a fatia do imóvel que pode ser financiada pelo banco. Os clientes que financiavam pela tabela SAC, com parcelas maiores no começo, poderão financiar até 80% do imóvel, e não mais 90%. Já os contratos pela tabela Price tiveram limite de financiamento reduzido de 90% para 50%.
Em nota, a Caixa afirmou que, mesmo com o ajuste, continuará oferecendo as melhores taxas para financiamento de imóveis enquadrados no SFH.