Uma sondagem realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) durante reunião bimestral de seu Conselho Deliberativo, na última semana, constatou que 67% dos executivos de incorporadoras de capital aberto e/ou presença nacional acreditam que em 2016 as vendas deverão ser maiores que as realizadas em 2014 e neste ano.
Em relação aos lançamentos imobiliários, 79% das empresas apostam que o volume de oferta será igual ou menor ao realizado em 2014, contra 57% registrado na apuração de fevereiro. De acordo com a Abrainc, o setor deve centralizar seus esforços na comercialização das unidades em estoque, o que representará boas oportunidades para os compradores.
Em nota, a entidade afirma que "para os empresários, o cenário econômico ruim, as últimas determinações governamentais visando ao ajuste fiscal e a movimentação da Caixa Econômica Federal elevando por duas vezes os juros para o financiamento habitacional estão contribuindo para a piora do cenário do setor. Entretanto, o fator que mais está impactando está atrelado à queda da atividade econômica e, consequentemente, a insegurança da população em relação à manutenção do emprego".
O Conselho Deliberativo da Abrainc se reúne a cada dois meses para discutir produtividade, modelo de negócios, desburocratização e relacionamento com o mercado imobiliário.