Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Governo Federal estuda medidas para estimular crédito imobiliário, afirma ministro da Fazenda


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, confirmou na última quarta-feira (13) que o Governo Federal analisa medidas para aumentar os estímulos ao financiamento imobiliário, entre elas a liberação de parte dos depósitos compulsórios mantidos no Banco Central. "A questão está sendo estudada. Essas fontes estão correlacionadas com o próprio tamanho da quantidade de depósitos. Não são recursos públicos, são recursos do sistema que podem ser canalizados para novos financiamentos", disse o ministro.
Durante o anúncio, feito durante visita à Embaixada do Brasil em Londres, na Inglaterra, Levy também reforçou que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) continua sendo prioridade da atual gestão.
O governo também estuda permitir que recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sejam utilizados para a concessão de crédito na compra de imóveis de até R$ 300 mil no âmbito do MCMC. Hoje, o teto é de R$ 190 mil.
O ministro aproveitou para destacar a necessidade de que a população leve em conta o ajuste fiscal em curso. "Tudo isso tem de ser num contexto em que o ajuste fiscal tem impacto direto. Quanto mais cedo a gente resolver essas questões, não só podemos tratar de outras questões, como a economia começa a ir na direção que estamos procurando", declarou.