Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Pela primeira vez, compradores esperam queda dos preços dos imóveis nos próximos 12 meses


Pela primeira vez desde o início da série, 55% dos entrevistados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo portal ZAP Imóveis declararam esperar queda de preços dos imóveis nos próximos 12 meses. A variação média para o período passou a ser de -6,2% no primeiro trimestre de 2015 contra a de -4,7% aguardada no último trimestre do ano passado. Os dados são do Raio-X FipeZap divulgado nesta quinta-feira (21).
O levantamento também mostra que 75% dos compradores de imóveis dos últimos 12 meses julgam que o preço atual está caro ou muito caro.
Em relação à intenção de compra de imóveis para os próximos três meses, o balanço aponta que nos três primeiros meses do ano 48% dos entrevistados pretendiam adquirir unidades no trimestre. O resultado mantém estabilidade em comparação com os últimos três meses e representa queda de 8% em relação ao mesmo período de 2014.
Ao final do primeiro trimestre desse ano o desconto médio das operações realizadas nos últimos 12 meses estava em 7,5%, ante uma média histórica de 7%. Além disso, a parcela de investidores do mercado imobiliário caiu novamente ao longo do primeiro trimestre, atingindo um total de 37% no acumulado de 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da série histórica e, segundo o balanço, a queda se deve, principalmente, à redução da participação dos investidores que pretendem revender o seu imóvel.