Confiança dos industriais avançou pouco em maio, mostra CNI
Empresários industriais apresentaram pequeno aumento da confiança entre abril e maio, passando de 51,5 pontos para 52,2 pontos. Isso é o que... Leia mais.

Otimismo do consumidor recua após duas altas consecutivas, apura FGV Ibre
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 4,0 p... Leia mais.

Leve alta nos custos
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre)... Leia mais.

Usuário:
Senha:


Pela primeira vez, compradores esperam queda dos preços dos imóveis nos próximos 12 meses


Pela primeira vez desde o início da série, 55% dos entrevistados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo portal ZAP Imóveis declararam esperar queda de preços dos imóveis nos próximos 12 meses. A variação média para o período passou a ser de -6,2% no primeiro trimestre de 2015 contra a de -4,7% aguardada no último trimestre do ano passado. Os dados são do Raio-X FipeZap divulgado nesta quinta-feira (21).
O levantamento também mostra que 75% dos compradores de imóveis dos últimos 12 meses julgam que o preço atual está caro ou muito caro.
Em relação à intenção de compra de imóveis para os próximos três meses, o balanço aponta que nos três primeiros meses do ano 48% dos entrevistados pretendiam adquirir unidades no trimestre. O resultado mantém estabilidade em comparação com os últimos três meses e representa queda de 8% em relação ao mesmo período de 2014.
Ao final do primeiro trimestre desse ano o desconto médio das operações realizadas nos últimos 12 meses estava em 7,5%, ante uma média histórica de 7%. Além disso, a parcela de investidores do mercado imobiliário caiu novamente ao longo do primeiro trimestre, atingindo um total de 37% no acumulado de 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da série histórica e, segundo o balanço, a queda se deve, principalmente, à redução da participação dos investidores que pretendem revender o seu imóvel.