Confiança do comércio recua após três meses consecutivos de alta
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 1,0 ponto em fev... Leia mais.

Intenção de consumo menor
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em... Leia mais.

Confiança do consumidor paulista recua
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paul... Leia mais.

Usuário:
Senha:


80% das indústrias de construção pretendem investir em tecnologia até 2020


A Sondagem Especial divulgada nesta segunda-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 80% das empresas da indústria da construção pretendem investir em novas tecnologias nos próximos cinco anos. Para 49% das companhias, a forte redução nos custos de produção proporcionados por equipamentos, máquinas, materiais ou processos modernos é um dos fatores que estimulam a compra de novas tecnologias.
Outros 44% acreditam que o estímulo vem da existência de fornecedores e assistência técnica disponíveis na região; 35% destacaram a existência de fontes apropriadas de financiamento; e 33% disseram que o estímulo se dá pela existência de mão de obra qualificada.
Entre os obstáculos aos investimentos em tecnologia, as empresas destacaram no questionário de múltipla escolha as taxas de juros e o câmbio desfavorável à importação (54% das menções), os altos custos de aquisição, manutenção e uso das novas tecnologias (51%), e a falta de mão de obra qualificada para operar a tecnologia (38%).
Na hora de decidir pela compra, os fatores mais considerados pelos empresários são os custos de aquisição e de manutenção das novas tecnologias (78%), a redução dos custos (76%) e o aumento da qualidade da construção (68%).
A Sondagem mostra ainda que, nos próximos cinco anos, as indústrias da construção pretendem investir principalmente em tecnologia da informação. O levantamento foi feito entre 5 e 15 de janeiro com 457 empresas, sendo 130 de pequeno porte, 221 médias e 106 grandes.